31/01/2016

ANTI

O oitavo álbum de estúdio da cantora barbadense Rihanna, intitulado ANTI, saído na presente semana, a 28 de janeiro, marca o regresso da cantora após uma ausência de mais de três anos sem lançamento de disco. O álbum tem sido alvo de várias e diferentes críticas dado a sua índole bastante diferente da que a cantora nos habituara até então. Composto por 16 faixas, ANTI mostra-se bastante independente e versátil no estilo musical que contempla. Apenas com a participação da cantora SZA e o rapper Drake, Rihanna leva este disco até ao final com uma onda própria no qual, em diversas faixas põe à prova a sua voz como nunca antes tinha feito, saindo-se muito bem e levando os ouvintes para um outro patamar que até então nos deixava pelo Electro-Pop e R&B. 




ANTI trata-se de um álbum mais intimista e não vem com os sigles lançados nos últimos tempos: FiveFourSeconds, American Oxygen ou Bitch Better Have My Money.



Classificação: 4/5

Começando pela primeira faixa, Consideration, com a participação da cantora americana SZA, Rihanna traz um ritmo que desde logo nos previne para uma mudança e tomada de controlo neste novo trabalho, Consideration é a chave de abertura indicada para este oitavo álbum de estúdio.



Classificação: 4/5

James Joint, uma espécie de interlude, surge como um "poema" em que a cantora abre as alas para a entrada daquele que poderá muito bem vir a ser um single de ANTI, Kiss It Better.



Classificação: 4/5

Kiss It Better tem tudo o que os seus fãs poderiam esperar e tudo o que é necessário para convencer novos ouvintes. Uma faixa cuidada, no que se refere à sua letra, intenção e ritmo R&B puro que tão bem a cantora sabe defender. Kiss It Better é uma das faixas preferidas deste álbum pelo público em geral segundo um questionário lançado pela Billboard.




Classificação: 5/5

A quarta faixa é Work, com a participação do rapper Drake e é oficialmente o primeiro single desta nova fase da cantora, single esse que já apresenta resultados bastante promissores nos primeiros dias de lançamento, posicionando-se em lugares confortáveis nas tabelas internacionais. É possivelmente a faixa mais previsível dado o historial de hits da cantora, ainda assim, a vibe caribenha proporciona uma nova lufada de ar fresco. Como já é hábito, as colaborações entre Rihanna e Drake sempre são do agrado dos fãs e do público em geral, e desta vez não é exceção, ambos combinam muito bem nesta faixa e já existe videoclip prestes a ser lançado para promover de uma forma justa este single que vai, de certa forma, promover também o lançamento de ANTI.




Classificação: 4/5

Desperado... Muda completamente tudo o que até então tinha sido apresentado. A cantora aposta no seu sotaque caribenho como já havia feito em Man Down e No Love Allowed em faixas de álbuns anteriores. A verdade é que toda a melodia que Rihanna consegue transportar com a sua forma sui generis, torna este canção um marco importante na lista de canções novas presentes em ANTI.





Classificação: 4/5

Mas se Desperado era diferente, Woo marca toda a originalidade neste álbum de Rihanna. Sons desconcertantes, suspeitos numa batida entorpecida, traz a cantora para uma declaração contemporânea das relações amorosas que facilmente faz o ouvinte se deixar rendido, ficando com «send for me» do refrão a vaguear na cabeça.




Classificação: 4/5

Segue-se Needed Me, possivelmente a faixa R&B mais pura do álbum com créditos de Dj Mustard.



Classificação: 4/5

Yeah, I Said It, outra que marca o regresso da cantora às origens R&B pela qual tem sido conhecida e elogiada.




Classificação: 3/5

Same Ol' Mistakes, o único cover presente no álbum, original da banda Tame Impala. Apreciadores do trabalho desta banda australiana no geral demonstram o seu agrado pelo trabalho realizado pela super star barbadense. Ainda assim, fugindo muito ao seu género, a sonoridade da música é tão leve e pouco interessante, sendo uma faixa pouco relevante no total das 16.




Classificação: 4/5

Finalmente, chega Never Ending, mostrado de forma clara a voz da cantora (algo que na faixa anterior parece ter ficado para segundo plano), deixando os ouvintes rendidos à suavidade com que Rihanna leva esta canção a bom porto.


Classificação: 5/5

O ponto mais forte do álbum e talvez de toda a carreira da cantora chega com Love On The Brain. A sua melhor performance vocal de todos os tempos está nesta faixa. A intensidade, contenção e harmonias perfeitas, são os pontos fortes desta canção na voz de Rihanna. Desde o começo ao fim, vemos Rihanna como nunca, segura de tudo o que pode fazer com a sua voz e mostrando que é capaz de conduzir uma power-ballad sem qualquer problema. Love On The Brain será possivelmente, outra faixa que poderá ser single de ANTI.




Classificação: 5/5

Higher, outra faixa que surge quase como um poema curto em que Rihanna traz à tona a sua linguagem e timbre característico, que faz a sua personalidade artística prevalecer. É uma faixa impressionante no modo em que ela está construída e na qual não esperávamos ver Rihanna a “colar” a sua voz num instrumental desse género.



Classificação: 5/5

A última balada e talvez a mais sincera é Close To You. Com muita contenção vocal e clareza nas palavras, Rihanna traz uma faixa que poderia muito bem ser banda sonora de um clássico romântico. Esta será decerto mais uma para juntar às baladas que a cantora tem vindo a lançar em todos os seus álbuns.




Classificação: 3/5

Goodnight Gotham é um outro interlude que já faz parte das faixas bónus deste ANTI. Uma faixa com um instrumental forte mas que pouco tem para se dizer.



Classificação: 4/5

Pose, a penúltima faixa de ANTI, chega um pouco irreverente e sugestiva. Com um instrumental agressivo, traz a Rihanna de Bitch Better Have My Money de volta, é uma boa faixa, no entanto não é uma faixa que impressione.



Classificação: 4/5

Por fim, Sex With Me é a última faixa de ANTI, diria que, um tiro certeiro para fechar o álbum. Termina assim com um R&B bem ao jeito de Rihanna, com toda a sua entoação, assunto e impertinência no que declara.


Classificação do álbum: 83/100


No geral, estamos presentes um álbum completamente diferente a nível de sonoridade e talvez seja esse o ponto mais forte de ANTI.
O álbum encontra-se à venda nas diversas plataformas digitais e sairá em suporte físico a dia 5 de fevereiro de 2016.